top of page

DR. ULRICH GAEL

bouka.jpg

FORMAÇÃO ACADÊMICA 

2013-2017: doutorado em Biodiversidade, Ecologia, Evolução de Recursos Genéticos e Paleontologia no Centro de Ecologia Funcional e Evolutivo (CEFE, Montpellier, França) e Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento (CIRAD, unidade FS, Montpellier, França) associada à Universidade de Montpellier (França). Tópico: “Estruturação da Biodiversidade das Florestas Africanas e da Mudança Climática: Um Estudo através do Gênero Khaya (Mogno da África, Meliaceae)” Supervisionado por: Doyles McKey, J. Joël Loumeto e Charles Doumenge.

2010-2012: Mestrado Internacional em Biodiversidade e Meio Ambiente Plantas Tropicais no Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agropecuária para o Desenvolvimento (CIRAD, Bens e Serviços dos Ecossistemas FLorestais Tropicais, Montpellier França) e Laboratório: Origem, Estrutura e Evolução da Biodiversidade (OSEB, Museu Nacional de História Natural, Paris, França) associado a Universidades: Paris VI (UPMC, França) e Dschang (Camarões) .Tópico: “Biogeografia de florestas densas africanas e mudanças climáticas” Supervisionado por: Charles Doumenge e Hervé Chevillote.

2009-2010: Diploma universitário de quatro anos (Maitrise em francês) em Botânica e Ecologia Tropical na Universidade Marien NGOUABI, Faculdade de Ciências, Brazzaville, Congo.

2008-2009: Licenciatura em Biologia de Organismos em Marien NGOUABI University, Faculdade de Ciências, Brazzaville, Congo.

2005-2008: Licenciatura de dois anos (Diploma de Estudos Universitários em francês) em Química e Biologia na Universidade Marien NGOUABI, Faculdade de Ciências, Brazzaville, Congo.

2004-2005: Diploma de ensino médio (Baccalauréat em francês série D, „Biology‟) no Lycée Victor Justin Sathoud, Dolisie, Congo.

     

 

ARTIGOS CIENTÍFICOS

Publicado, revisado por colegas:

Bouka D. U. G., Florence J., Doumenge C., Loumeto, J.J., & McKey, D. (2017). Khayae
(Meliaceae) nomenclatura da espécie, 39 (1): 15-30.
Bouka D. U. G., J. Florence, C. Doumenge, Mc. Doyle, J.J. Loumeto (2018). Os mognos africanos (Khaya, Meliaceae): As confusões entre as espécies que prejudicam a exploração da madeira durável das essências florestais . O exemplo do mogno africano (Khaya, Meliaceae).  Bois et Forêt des Tropiques, 339: 17-32.

Em progresso:

Bouka D. U. G., Florence J., Hardy O.J., Degen B., Marius R. M., Daïnou K., Doumenge C.,
Loumeto J. J., & McKey, D. Análise combinada de marcadores morfológicos e genéticos revela cinco espécies prováveis no amplo táxon Khaya anthotheca (Welw.) C.DC (Meliaceae).
Bouka D. U. G., Florence J., Hardy O.J., Degen B., Marius R. M., Daïnou K., Doumenge C.,
Loumeto J. J., & McKey, D. Uma revisão sinóptica de Khaya (Meliaceae). Bouka D. U. G., Florence J., Hardy O.J., Degen B., Marius R. M., Daïnou K., Doumenge C., Loumeto J. J., & McKey, D. Diferenciação genética e história da população de Khaya ivorensis (Meliaceae).

Co-autor: Publicado e em revisão:

Pakull, B., Mader, M., Kersten, B., Ekué, M. R., Bouka D.U. G., Paulini, M., ... & Degen, B. (2016).

Desenvolvimento de marcadores SNP nucleares, cloroplastos e mitocondriais para Khaya sp.

Conservation Genetics Resources, 8 (3), 283-297.

Birte Pakull, Marius R. M. Ekué, Ulrich G. Bouka Dipelet, Charles Doumenge, Doyle B. McKey, Jean Joël Loumeto, et al.

 

Diferenciação genética entre diferentes espécies de Khaya em um grande array SNP. (Genética da Conservação).



Detalhes, prêmios e concessões:

2016-2017: Conservation Action Research Network - Bolsas do Programa Grant Bolsa da Bacia do Congo último ano da tese de doutoramento.

2013-2016: Bolsa de estudos do governo francês para tese de doutorado.

2014-2017: Fundação Internacional da Ciência Scholarship (Suécia) para a tese de doutorado.

2011-2012: Bolsa de estudos do governo francês para estudos de mestrado 2 no MNHN e Pierre & Marie Curie Universidade / Paris / França.

2010-2011: Bolsista do programa "Southern Expert Plants (SEP)" para estudos de mestrado 1 em Pierre e Universidade Marie Curie / Paris / França, Dschang / Camarões.

2009-2010: Prêmio para a melhor aluna da Faculdade de Ciências da Universidade Marien Ngouabi de Congo premiado na 1ª Exposição Internacional de Profissionais de Educação e Estudantes de Congo (SIPEEC).

 

 

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Desde dezembro de 2017: Professor pesquisador em Sistemática Botânica e Biossistemática na Universidade Marien NGOUABI, Faculdade de Ciências e Técnicas, Brazzaville, Congo.

Outubro de 2013 a outubro de 2017: Pesquisa de Doutorado em Taxonomia, Populações Genéticas e Filogeografia no CEFE e CIRAD, Montpellier, França. Usando dados genéticos, Polimorfismo de Nucleotídeo Único (SNP, cloroplasto, mitocondrial e nuclear) e taxonomia clássica, filogeografia para delinear as espécies Khaya e reconstruir a história das espécies da floresta africana.

Outubro de 2012 a novembro de 2017: Formadora técnica e profissional na Universidade Marien NGOUABI, Faculdade de Ciências e Técnicas, Brazzaville, Congo. Morfologia foliar, Anatomia do caule e da madeira, Botânica da Floresta, Iniciação à manipulação do GPS, dendrometria, Diferentes tipos de inflorescência, Iniciação à análise estatística multivariada e aprendizado de software R.

Novembro (de 23 a 29) 2015: Treinamento prático de estudantes no campo (em botânica florestal e ecologia). Marien NGOUABI University, Faculdade de Ciências e Técnicas, Brazzaville, Congo.

Novembro (de 10 a 15) 2014: Treinamento prático de estudantes no campo (em botânica florestal e ecologia). Marien NGOUABI University, Faculdade de Ciências e Técnicas, Brazzaville, Congo.

Outubro de 2014 - Maio de 2015: Coleta de amostras (amostra de herbário, pedaços de folhetos e câmbio em sílica-gel) de mogno africano e outras Meliaceae no Congo e Camarões.

15 a 30 de abril de 2014: Trabalho de campo nos departamentos de Sangha e Likouala (Congo) para "medir o diâmetro e a altura das árvores em parcelas permanentes de biomassa". Marien NGOUABI University, Faculdade de Ciências e Técnicas, Brazzaville, Congo.

Agosto-setembro de 2013: Coleta de amostras (amostra de herbário, bulas e câmbio em sílica-gel) de 20 espécies de árvores tropicais em todo o Congo, projeto ITTO, rastreabilidade de madeira. Marien NGOUABI Universidade, Faculdade de Ciências e Técnicas, Brazzaville, Congo, em parceria com o Laboratório de Florestas Tropicais e Subtropicais, Unidade de Manejo Florestal e Natural, Gembloux Agro-Bio Tech, Universidade de Liège, Bélgica.

Janeiro-abril de 2013: Acompanhamento na bacia congolesa de um estudante estagiário master1 na Geografia Rural de Paris 1 sobre o tema "Agricultura em montes de terra em área pantanosa."

GILBERTO TERRA

dc5c68aa-cf82-4605-925e-03c4ef99ae47.jpg

FORMAÇÃO ACADÊMICA

Engenheiro Florestal, com mestrado em Ecologia.

Atuação em silvicultura, agroflorestas e restauração ecológica.

Proprietário da empresa Sucupira Agroflorestas.

bottom of page